Skip to main content

Muitos segurados da Previdência Social têm dúvidas em relação ao tempo que falta para conseguirem suas aposentadorias. Afinal, quem não quer saber quando poderá se aposentar?

E, é comum as pessoas realizarem  esse cálculo do tempo de contribuição de cabeça, sem levar em consideração a forma como o INSS contabiliza esse período. 

Porém, a forma como o tempo de contribuição é contabilizado pelo INSS é mais complexa do que apenas somar os períodos trabalhados na ponta do lápis.

Além disso, vários fatores podem reduzir ou até mesmo, aumentar o seu tempo de contribuição.

Saber como fazer o cálculo do tempo de contribuição é fundamental para solicitar as aposentadorias do INSS. Acompanhe nossa matéria e entenda como funciona esse processo. 

Dúvidas sobre este benefício?

O que é tempo de contribuição?

O tempo de contribuição, para fins previdenciários, é todo o período em que o segurado contribuiu (pagou) o INSS ao longo de sua vida laboral. 

Você pode contribuir ao INSS de duas maneiras: 

  • segurado obrigatório: são todos os trabalhadores que possuem uma atividade remunerada. A contribuição é obrigatória. São eles:  empregados CLT, empregados domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individual (autônomos), MEIs, segurados especiais. 
  • segurado facultativo: esse tipo de segurado é livre para realizar as contribuições por meio da Guia de Pagamento. Podemos enquadrar neste caso desempregados e estudantes. 

Períodos que também são considerados

Existem outros períodos que são considerados como tempo de contribuição. Alguns exemplos são:  

  • período em que o segurado recebeu algum benefício;
  • período que exerceu atividade rural;
  • período de exercício em serviço militar;
  • período especial;
  • entre outros. 

Todos esses períodos devem ser levados em consideração na hora de fazer o cálculo do tempo de contribuição

Como cada caso é específico, podem haver situações onde o segurado tenha algum período de contribuição subtraído ou até mesmo acrescido. 

Conteúdo relacionado: Como comprovar o tempo especial de contribuição para sua aposentadoria

Como o INSS contabiliza esse período?

Antes de pensar em fazer o cálculo do tempo de contribuição, o segurado precisa entender como esse período trabalhado é contabilizado pelo INSS. 

Aqui, não adianta fazer o cálculo de cabeça e considerar achismos. Vamos ver mais sobre esse assunto.

Além de alterar as regras de alguns benefícios do INSS, a Reforma da Previdência também alterou a forma de contagem das contribuições previdenciárias.

cálculo do tempo de contribuição antes e depois da reforma

Isso significa que temos formas distintas de contabilizar esse tempo antes e depois da promulgação da reforma ocorrida no dia 13/11/2019

  • contribuições feitas até 12/11/2019: a contagem é feita de data a data;
  • contribuições feitas a partir de 13/11/2019: a contagem é feita com o mês cheio. 

Para melhor entendimento, confira os exemplos abaixo.  

Contagem data a data

A contribuição para fins previdenciários se dará com a contagem dos dias

Se o segurado começou a trabalhar no dia 01/01/2019 mas saiu da empresa no dia 27/01/2019, serão contabilizados 27 dias de contribuição para esse segurado. 

Contagem com mês cheio

Se o segurado começou a trabalhar na empresa no dia 01/02/2020 mas foi desligado no dia 11/02/2020, o tempo a ser contabilizado para fins previdenciário será de 1 mês, mesmo ele tendo trabalhado apenas 11 dias. 

E para quem começou a trabalhar antes da Reforma e segue trabalhando? 

A contagem antes da Reforma será de data a data e, após 13/11/2019 (quando a reforma entrou em vigor) passará a ser contabilizada por mês.

Assim sendo, é preciso verificar todos os períodos trabalhados para se chegar  ao tempo de contribuição que melhor corresponda à realidade do segurado.

Todo o período que você contribuiu, seja como segurado facultativo ou como obrigatório, é contabilizado pelo INSS. 

Como fazer o cálculo do tempo de contribuição

Você pode fazer o seu cálculo do tempo de contribuição de diversas maneiras. Existem algumas ferramentas gratuitas disponíveis na internet que podem auxiliar. 

O cálculo nada mais é do que a soma de todos os seus períodos de contribuição, serviço militar, tempo especial, rural, etc e chegar em um valor aproximado. 

Na grande maioria é preciso inserir os dados de forma manual. Em outros casos, como o MEU INSS, considera apenas os períodos cadastrados no sistema. 

Por isso, essas simulações auxiliam o trabalhador a ter uma base do seu tempo de contribuição. 

O indicado é conferir todos os dados e consultar um especialista antes de dar entrada em sua aposentadoria. 

MEU INSS

simulação do tempo de contribuição Meu INSS

Existe uma ferramenta, gratuita, disponibilizada na plataforma do MEU INSS, que realiza a simulação do seu período de contribuição.  

Se você não tem um acesso, confira o passo a passo de como criar um cadastro no MEU INSS

Para realizar essa simulação, o sistema utiliza os dados que constam em seu Extrato Previdenciário – CNIS.

No entanto, o trabalhador precisa ficar atento a um detalhe muito importante.

Essa simulação utiliza apenas os dados que constam no sistema. Não é contabilizado, por exemplo, tempo especial, serviço militar, período rural, etc. 

Se algum período trabalhado não consta no seu CNIS seu cálculo não corresponderá com a realidade.  

Por isso é fundamental comparar todos os dados do CNIS com a sua carteira de trabalho e/ou guia da Previdência Social. 


[PLANILHA] Simulador de tempo de contribuição

planilha para calcular o tempo de contribuição

Outra forma de realizar o cálculo do tempo de contribuição é utilizando planilhas prontas. 

Neste sistema, os períodos são inseridos de forma manual. Aqui no escritório, por muitos anos, utilizamos uma planilha completa que nos ajudou muito, e pode servir de norte para você que quer simular seu tempo de contribuição. 

Hoje usamos um programa completo e especializado em cálculo previdenciário. 

Caso tenha interesse em baixar a nossa planilha que simula o tempo de contribuição basta CLICAR AQUI

Qual a importância de um cálculo do tempo de contribuição completo?

Realizar o cálculo completo é o primeiro passo para obter o melhor benefício.  

Cada tipo de aposentadoria tem suas particularidades, requisitos e exigências. Por esse motivo ela deve ser pensada e planejada com muita atenção para evitar erros desnecessários. 

O cálculo do tempo de contribuição  realizado da forma correta, permite ao segurado entender como está sua situação atual e ainda, poder escolher o benefício que mais trará vantagens no momento da aposentadoria. 

Além do mais, esse é um período que o trabalhador esperou a vida toda. Então, não é justo que saia prejudicado por erros simples ou falta de informação.

Muitas vezes uma diferença de poucos meses pode trazer uma alteração de mais de 40% no valor final do benefício.

Dica Final

Se você chegou até aqui aprendeu o que é tempo de contribuição e como ele é contabilizado pelo INSS. Ainda, conheceu duas ferramentas que podem te ajudar com o cálculo do tempo de contribuição

Essa simulação lhe dará uma previsão inicial de quantos anos você já tem somado ao longo da sua vida laboral. 

Os especialistas em Direito Previdenciário possuem ferramentas que, além de calcular o tempo de contribuição do segurado, conseguem apontar qual aposentadoria é mais vantajosa e, ainda, prever o  valor do benefício a ser recebido. 

Por isso, para ter mais segurança na hora de saber o momento certo de se aposentar, o indicado é contar com o apoio de um profissional especialista em aposentadoria para realizar o  cálculo do tempo de contribuição

O conhecimento específico na área faz toda a diferença na busca pelo seu benefício. Dessa forma, busque um profissional de sua confiança para lhe auxiliar. 

A Carbonera & Tomazini é especialista em Direito Previdenciário e realiza cálculos e planejamentos de aposentadoria. Para saber mais sobre esse serviço preencha nosso formulário de atendimento.

Não achou o que procurava?