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Ter acesso aos seus dados previdenciários, dar entrada em um benefício, verificar o resultado da perícia média. Esses são alguns dos exemplos de serviços que o segurado poderá ter acesso ao criar um cadastro no Meu INSS.

Depois de algumas mudanças, o acesso ao portal é realizado a partir de uma conta que pode ser utilizada para diversos outros programas do Governo Federal.

O segurado tem a opção de acessar essa ferramenta pelo computador ou no celular. Alguns dos serviços podem ser usados sem a necessidade de cadastro. Porém, outros procedimentos são exclusivos para quem possuir os dados de acesso à plataforma.

Criar um cadastro no Meu INSS é mais fácil do que você imagina. Por isso, criamos um passo a passo para te ajudar a criar o seu e mostrar alguns dos serviços oferecidos nessa ferramenta.

O que é o Meu INSS?

 Meu INSS é uma ferramenta criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social em que o segurado tem acesso a diversos serviços e informações a respeito dos benefícios da Previdência Social.

Alguns serviços podem ser acessados sem a necessidade de senha, como agendar perícia, emitir guia de pagamento (GPS), comunicação de acidente de trabalho (CAT), calendário de pagamento, encontrar uma agência e verificar a autenticidade de documentos.

Se o objetivo do segurado é verificar, por exemplo, resultado de perícia médica, simular o tempo de contribuição, solicitar uma cópia do seu processo administrativo, alterar dados cadastrais ou acessar o extrato previdenciário (CNIS), é preciso criar um cadastro no Meu INSS.

Quem pode acessar essa ferramenta?

Todo o trabalhador brasileiro pode ter acesso ao portal do Meu INSS com ou sem cadastro. Os serviços podem ser acessados tanto pelo site quanto pelo aplicativo disponível para Android e IOS.

O cadastro é feito no portal Gov.Br e, com um mesmo login e senha, o cidadão poderá acessar diversos programas do Governo Federal.

Como acessar a página do Meu INSS?

O acesso para fazer o cadastro no Meu INSS pode ser feito tanto pelo meu.inss.gov.br como pelo sso.acesso.gov.br.

Se o usuário já tem um cadastro, basta clicar no botão ENTRAR, colocar o número do CPF e seguir as orientações para acessar a sua conta.

Uma vez que o usuário não possua cadastro, basta clicar na opção “Crie sua conta”.

É recomendado que o trabalhador, antes de iniciar o cadastro, tenha em mãos seus documentos como carteiras de trabalho e guias de recolhimento, pois, no decorrer do processo, serão solicitadas perguntas específicas sobre a vida laboral do segurado.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

Para realizar o cadastro, o segurado deverá passar por 4 etapas: Dados Pessoais, Validar Dados, Habilitar Cadastro e Cadastrar Senha. Para a criação do cadastro será necessário o preenchimento dos seguintes dados.

  • CPF;
  • nome completo;
  • telefone celular para receber o SMS;
  • e-mail.

Tanto o telefone como o e-mail não são de preenchimento obrigatório. Entretanto, eles são importantes para dar uma segurança maior ao usuário caso ele precise recuperar a sua senha, por exemplo.

Se o segurado optar por não preencher esses dois campos, precisará marcar a opção “Eu não possuo nem E-mail nem Telefone Celular”. Após, marque a opção “Não sou um robô” e Aceito os Termos de Uso e Políticas de Privacidade“. Após isso, clique em Continuar.

Meu INSS Novo dados pessoais

Nos passos seguintes, algumas informações vão aparecer para que o usuário valide e confirme se estão corretas, como nome da mãe, dia e mês de nascimento. Depois de responder às questões, novamente, clique em Continuar.

Meu INSS cadastro confirmar dados

Ainda na etapa de validação de dados, o segurado vai precisar responder questões relacionadas com a sua vida laboral. Por isso, ter seus documentos em mãos poderá ser muito útil nesse momento.

A próxima etapa é a de habilitar cadastro. Se na primeira etapa o segurado optou por preencher o número de telefone celular e e-mail, aqui ele poderá decidir por receber o pedido de confirmação de cadastro por mensagem SMS ou pelo e-mail. Caso a opção escolhida seja o e-mail, não esqueça de conferir a caixa de spam, pois pode ser que a mensagem vá para lá.

O último passo para a realização do cadastro no Meu INSS é a criação de uma senha de acesso. Por questões de segurança, evite usar senhas óbvias, como data de nascimento e sequências numéricas.

Utilize letras, números e caracteres para garantir uma maior segurança da senha. Depois disso, com o cadastro pronto, será possível utilizar todos os serviços do Meu INSS.

Como criar o cadastro pelo celular

Basicamente, os passos para a criação de um cadastro utilizando o aplicativo são os mesmos. Para facilitar esse processo, acompanhe o vídeo abaixo, desenvolvido pelo próprio INSS, com o passo a passo detalhado desse procedimento.

Senhas provisórias

Existe também outras formas do segurado conseguir uma senha provisória para ter acesso ao portal ou aplicativo. Uma delas é pelo Internet Banking e a outra forma é diretamente em uma agência do INSS.

Não são todos os bancos que oferecem essa possibilidade. Os bancos autorizados, listados no site do INSS são: Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Itaú, Santander, Sicredi, Bradesco, Mercantil do Brasil e Sicoob.

Como realizar o primeiro acesso a sua conta?

Depois de realizar o cadastro, basta que o segurado acesse o site do Meu INSS, clique em “Entrar”, insira o número do CPF e a senha, e pronto. Já é possível navegar nos serviços disponíveis. Em caso de dúvidas ou problemas, o segurado pode entrar em contato com a Central 135.

Quais são os serviços oferecidos no Meu INSS?

Se você ainda não conhece a plataforma, vamos listar aqui algumas das possibilidades que o segurado terá acesso.

  • Agendamentos/Solicitações: aqui é possível que o segurado solicite alguns dos benefícios disponíveis no INSS como aposentadorias, salário-maternidade, LOAS, entre outros;
  • Carta de concessão do benefício: nesse documento consta todas as informações do benefício a ser recebido;
  • Agendamento de perícia médica: o segurado poderá agendar a sua perícia pela ferramenta e também pedir a prorrogação do benefício;
  • Simulação de Aposentadoria: aqui o segurado pode simular o seu atual tempo de contribuição, levando em consideração os dados existentes no sistema do INSS. Mas o contribuinte precisa ter a noção de que é apenas uma simulação. Todos os dados do CNIS devem ser conferidos, pois podem existir divergências desses dados com os da carteira de trabalho;
  • Resultado da Perícia Médica: o resultado da perícia estará disponível no mesmo dia em que o segurado fez o procedimento, a partir das 21h;
  • Extrato para Imposto de Renda: nos casos dos segurados que fazem a declaração do imposto;
  • Extrato de Contribuição (CNIS): histórico com toda a vida laboral do trabalhador. Aqui constam as contribuições, vínculos empregatícios, períodos de trabalho, entre outros;
  • Acessar a cópia do processo administrativo;
  • Verificar o extrato do pagamento de benefícios: documento que mostra que a pessoa recebe um benefício no INSS. Nele consta os valores recebidos pelo segurado, data de pagamento e o banco que o segurado recebe;
  • Cadastrar ou renovar uma procuração;
  • Fazer o encaminhamento de recurso ou pedido de revisão;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): documento que indica que o cadastro do contribuinte está regular;
  • Atualizar dados cadastrais: dentro do portal é possível atualizar endereço, telefone e e-mail.

Como é a facilidade de acesso às informações previdenciárias?

Ao realizar o cadastro no Meu INSS, o segurado terá acesso a diversos serviços e informações sobre benefícios previdenciários. A tecnologia vira aliada do trabalhador, que muitas vezes precisava agendar um atendimento e aguardar dias para ter acesso a alguma informação ou, até mesmo, alterar algum dado cadastral.

Com esse acesso, o trabalhador poderá ter um acompanhamento maior do que hoje está registrado em seu histórico junto ao INSS. Muitas vezes, alguns dados não constam no extrato previdenciário do segurado. E isso, em um caso de aposentadoria, por exemplo, pode ser crucial no momento de realizar o cálculo previdenciário.

Dessa forma, realize o seu cadastro, acompanhe as suas informações, verifique se elas batem com os dados das carteiras de trabalho e guias de recolhimento. O primeiro passo para buscar o seu direito é conhecê-lo bem.

Mesmo com as facilidades, antes de encaminhar o benefício, se existirem dúvidas, busque o auxílio de um especialista em direito previdenciário de sua confiança para maiores esclarecimentos.

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