Skip to main content

Todo segurado já ouviu alguém sugerindo buscar um advogado previdenciário para cuidar da sua aposentadoria. Entretanto, o que muitos não sabem é que o trabalho desse profissional vai muito além de auxiliar o cliente na busca pelo melhor benefício.

O advogado previdenciarista trabalha com todos os benefícios do INSS e está apto para orientar e tratar sobre qualquer assunto que envolve a Previdência Social. Alguns advogados trabalham apenas com auxílios do INSS, enquanto outros estão focados nas previdências complementares.

Para ampliar seu conhecimento sobre esse tema em específico, confira o que são e como funcionam os benefícios previdenciários. Como você pode verificar, a área da previdência é muito vasta. Pensando nisso, separamos 5 motivos para contratar um advogado previdenciário especialista na solução do seu problema.

5 benefícios ao contratar um advogado previdenciário

Antes de contratar um advogado previdenciário, é importante pesquisar a área de atuação do profissional. O especialista em previdência do INSS pode trabalhar em várias questões, como:

  • aposentadorias;
  • pensão por morte;
  • auxílio-doença;
  • auxílio-reclusão;
  • benefício de prestação continuada (LOAS);
  • salário-maternidade;
  • contribuições em atraso;
  • revisões de benefícios do INSS;
  • cálculo previdenciário;
  • planejamento de aposentadoria;
  • restituições.

Aposentadoria - tenho direito?

Ao escolher o profissional certo, você pode contar com 5 benefícios fundamentais. Veja quais são eles a seguir.

1. Cuidar da parte burocrática

Se você ainda tem aquela ideia de que é necessário contratar o advogado apenas em caso de ação judicial, não se engane. A contratação de um advogado previdenciário para fazer o pedido junto ao INSS na área administrativa é de extrema importância, pois, com o devido conhecimento e experiência, é possível evitar uma ação judicial.

Alguns segurados buscam fazer os requerimentos sozinhos, sem auxílio de um profissional especialista, e acabam sem conseguir o benefício ou sendo prejudicados financeiramente, recebendo menos do que teriam direito.

Então, se você tem alguma dúvida sobre como proceder em um pedido de benefício, o ideal é procurar orientação com um advogado especialista em INSS.

Essa orientação e o acompanhamento jurídico podem evitar uma futura ação judicial.

2. Agilizar o processo

O advogado previdenciário é especialista em direito material, ou seja, ele vai saber identificar o que é mais vantajoso para o cliente. Esse profissional possui o conhecimento e a prática necessária para conduzir a ação com agilidade, para que o cliente consiga o benefício quanto antes for possível.

Um advogado não tem o poder de controlar os prazos do juiz de uma ação judicial e nem os prazos do INSS. Entretanto, existem situações, como o mandado de segurança, que podem auxiliar na agilidade de um processo.

3. Garantir todos os seus direitos

Com o acompanhamento de um advogado previdenciário, você terá todo o respaldo jurídico que precisa, bem como ter a certeza que o profissional vai fazer tudo o que estiver ao alcance para garantir todos os direitos do trabalhador.

Muitas vezes, o cliente não conhece todos os direitos que tem, e quando opta por dar seguimento em um pedido de benefício previdenciário por conta própria, acaba por não receber tudo o que poderia.

Assim, não restam dúvidas de que realizar uma consultoria com um advogado especialista é o primeiro passo para saber tudo o que você tem direito e o que pode receber.

4. Ter amplo conhecimento sobre a aposentadoria

Um dos benefícios mais procurados pelos clientes é a aposentadoria. Afinal, o trabalhador passou grande parte da sua vida fazendo contribuições para o INSS, então, é normal que ele fique ansioso para recebê-la quanto antes.

O que acontece, normalmente, é que o trabalhador baseia a sua situação previdenciária com algum amigo, vizinho, familiar ou colega de trabalho. Porém, é preciso entender que cada caso é único e possui suas particularidades, afinal, ninguém tem todo o histórico de trabalho igual, não é mesmo?

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a Reforma da Previdência. Agora, existem as regras anteriores a ela, as regras de transição para quem está próximo de se aposentar e as regras atuais. Entender em qual dessas situações o trabalhador se enquadra exige análise, estudo e a realização do cálculo previdenciário.

O advogado previdenciário especialista em aposentadoria vai saber passar a melhor orientação e buscar a melhor aposentadoria possível para o cliente, ou seja, aquela que for mais vantajosa financeiramente.

5. Evitar perdas financeiras

Muitos segurados ficam na dúvida sobre as perdas financeiras quando o assunto é aposentadoria. Isso é possível por diversos motivos. Por exemplo, temos o segurado que solicita o benefício sem ter cumprido os requisitos e acaba tendo redução no valor da aposentadoria devido ao fator previdenciário.

Outro exemplo são os segurados que acabam pagando contribuições em atraso sem necessidade. Ainda, tem aqueles que possuem o tempo especial, mas não é reconhecido pelo INSS.

Enfim, existem várias situações que podem influenciar diretamente no valor da aposentadoria. Por isso, contar com uma orientação jurídica especializada pode fazer a diferença.

A aposentadoria é um momento muito importante da vida do trabalhador e todos querem chegar nessa etapa da vida recebendo tudo o que tem direito.

Serviços realizados pelo advogado previdenciário

O advogado especialista em INSS pode oferecer uma série de serviços aos clientes. Cada escritório pode ter suas particularidades. 

Para entender quais são e como funcionam esses serviços, separamos aqui os que realizamos aqui no escritório Carbonera & Tomazini Advogados

Consulta Previdenciária: atendimento com profissional especializado em direito previdenciário, onde o foco é conhecer seu caso e identificar qual direito está sendo violado para que se possa oferecer a melhor solução.

Cálculo Previdenciário: realização de cálculo de tempo de contribuição, levando em consideração toda a vida laboral do segurado. A partir dele, a aposentadoria pode ser organizada e preparada. Caso os requisitos não tenham sido preenchidos,  você será orientado sobre qual a melhor estratégia para uma futura concessão.

Planejamento de Aposentadoria: Esse serviço é um estudo completo realizado de forma exclusiva para cada cliente e tem como objetivo avaliar todo o histórico do trabalhador e traçar os caminhos visando a melhor aposentadoria.  O planejamento é indicado, principalmente, para os profissionais autônomos e liberais, pois esses profissionais têm uma liberdade maior quando o assunto são suas contribuições. 

Processo administrativo: organização, solicitação de documentos, elaboração da petição administrativa, acompanhamento do processo até sua conclusão, inclusive com a realização de eventuais exigências solicitadas pelo INSS.  Esse serviço também é indicado para o segurado que já tenha iniciado o pedido, mas queira contar com uma assistência especializada.

Solicitação de PPP (perfil profissiográfico previdenciário) e laudos técnicos: solicitar junto às empresas essa documentação necessária e acompanhar esse procedimento. 

Análises de revisões:  Análise da concessão do benefício do segurado e documentos apresentados ao INSS ou que poderão ser apresentados para elevar a renda.

Revisão da Vida Toda – Análise através de cálculo previdenciário específico, a fim de identificar um possível aumento na renda mensal do benefício e buscar o pagamento dessas diferenças desde a concessão (atrasados).

Processo Judicial: elaboração da peça inicial direcionada ao juízo competente, instrução e acompanhamento. O processo pode ser iniciado pelos nossos profissionais desde a fase administrativa ou, ainda, aquele em que o segurado deu início sozinho mas teve seu benefício negado pelo INSS.

Pedido de Prorrogação de benefício: Após a concessão do benefício, seja administrativa ou judicial, seguimos monitorando a data de cessação do benefício para a correta solicitação de prorrogação.

Mandado se Segurança: solicitação ao INSS para que analise o benefício que está parado o mais rápido possível. 

Isenção do Imposto de Renda: em alguns casos é possível solicitar a isenção do imposto de renda do segurado. Em caso de negativa, é possível buscar no judiciário essa isenção bem como o ressarcimento desses pagamentos. 

Como escolher um advogado previdenciário

Até aqui você viu 5 motivos para realizar a contratação de um advogado previdenciário.

Independente de qual seja a sua necessidade e qual benefício esteja buscando é muito importante pesquisar e entender como um profissional pode te ajudar. 

Por isso, busque, pesquise, analise informações sobre o tema. Procure conhecer o seu direito.

Em caso de dúvidas, busque um advogado previdenciário de sua confiança para te ajudar.

A Carbonera e Tomazini Advogados conta com uma equipe formada por especialistas em benefícios do INSS.  Para falar com um de nossos advogados preencha nosso formulário solicitando atendimento.