Skip to main content

Quando pensamos em um escritório de advocacia, é normal lembrarmos de pilhas de papéis e documentos que se acumulam em cima das mesas. Esse cenário, no entanto, está sendo transformado. O escritório digital, modelo que pode se aplicar a qualquer área, está revolucionando a vida dos advogados e clientes por apresentar maior praticidade e rapidez na resolução dos casos. 

Neste texto, vamos abordar o que é um escritório digital, como ele funciona e quais os seus benefícios. Também falaremos sobre como um escritório digital se aplica ao setor jurídico e como os profissionais da Carbonera & Tomazini atendem nessa modalidade.

O que é um escritório digital?

Como o próprio nome diz, o escritório digital é um modelo de negócio que tem como objetivo realizar todas as suas atividades em um ambiente digital. Ou seja: a proposta é usar a tecnologia para otimizar os atendimentos, o relacionamento com os clientes e o andamento dos processos — e isso pode ser visto desde o atendimento aos clientes, que é realizado de forma online, até a digitalização de documentos e processos.

E essa proposta vem dando certo e trazendo novas perspectivas ao universo do trabalho. A tecnologia, além de ser uma alternativa de lazer, também é amplamente utilizada por empresas que buscam maior praticidade, agilidade e facilidade na hora de realizar as tarefas e atividades.

Como o modelo de escritório digital funciona?

A principal característica de um escritório digital é a substituição do atendimento presencial pelo online. Ou seja, os clientes não precisam ir até você para contratar os seus serviços, eles podem fazer isso sem sair de casa.

Com isso, o atendimento ser torna mais ágil e prático. Dessa forma, esse modelo de negócio atrai muitos clientes que estão buscando justamente por praticidade e que não têm muito tempo, ou até mesmo têm dificuldades, para ir até um escritório presencialmente.

Assim, os tradicionais armários de arquivos dão lugar a cadastros digitais, as pilhas de documentos estão armazenadas no computador ou em alguma plataforma digital e praticamente todos atendimentos podem ser realizados via WhatsApp, por exemplo. 

Newsletter

Como um escritório digital se aplica no setor jurídico?

No setor jurídico, o cenário se repete. A proposta do escritório de advocacia digital transforma a forma como o advogado desenvolve o seu trabalho e, também, como se relaciona com o cliente. O ambiente digital é uma alternativa viável para otimizar os processos, tornar a rotina mais prática e eficiente e, por consequência, os atendimentos mais rápidos.

Na grande maioria das áreas do direito, assim como na área previdenciária, a presença física de um advogado não é necessária para garantir o andamento do processo, já que a grande maioria dos tribunais do Brasil contam atualmente com o Processo Judicial Eletrônico, o que permite que o profissional (e o cliente) acompanhe os processos a partir de qualquer lugar. 

Ou seja: a proposta do escritório digital é, principalmente, facilitar a vida do cliente, garantindo um atendimento mais ágil e prático, bem como propiciando o contato direto com um profissional e, é claro, tornando os processos mais rápidos.  

Quais são os benefícios de um escritório digital?

Os benefícios de se optar por um escritório digital são muitos e vão além da praticidade e rapidez – já citadas anteriormente. Deixar a pilha de documentos e papéis de lado é uma forma de colaborar com a sustentabilidade, por exemplo. Além disso, a utilização da tecnologia garante um atendimento moderno e de acordo com as tendências que estão sendo vistas em todo o mundo. 

Além disso, o cliente também sente os diferenciais obtidos com um escritório digital: além de não precisar comprometer o seu tempo, o atendimento online é mais rápido e garante a proximidade com o advogado, tendo em vista que, na maioria dos casos, o profissional disponibiliza um canal direto de contato (por WhatsApp ou e-mail, por exemplo) e pode tirar dúvidas, orientar e prestar esclarecimentos sem a necessidade de um agendamento presencial. 

Outro ponto importante é que tanto os processos judiciais encaminhados junto a um tribunal quanto os requerimentos administrativos vinculados ao INSS estão disponíveis em formato eletrônico, permitindo que o cliente acompanhe todos os andamentos online. Dessa forma, tanto o advogado quanto o cliente podem acompanhar o andamento dos casos, já que tudo fica hospedado em um ambiente digital fica disponível 24 horas por dia. 

Como a Carbonera & Tomazini atende seus clientes nesse modelo?

Aqui na Carbonera & Tomazini o escritório digital é uma realidade e tem facilitado e muito os nossos atendimentos e o nosso relacionamento com os clientes. nas 6 filiais em três estados brasileiros.

Aqui em nosso escritório, os clientes podem optar pelo atendimento presencial em uma de nossas 6 filiais, ou pelo atendimento online. Caso o cliente opte pelo atendimento online, todos os procedimentos podem ser realizados nessa modalidade, desde o atendimento inicial, até a contratação e o acompanhamento e andamento de qualquer processo.

Geralmente, o contato é iniciado via site, através dos formulários disponíveis. Depois disso, os nossos advogados realizam uma análise e enviam a resposta/esclarecimentos por e-mail para o cliente. Por fim, o cliente define a melhor forma de acompanhamento: via WhatsApp, telefone, redes sociais, e-mail. A ideia é facilitar o relacionamento, tornar o atendimento prático e garantir a acessibilidade a qualquer pessoa. 

Inclusive, o envio de documentos também acontece de forma digital. O cliente pode digitalizar ou enviar fotos dos documentos que forem solicitados pelo advogado. Tudo é anexado como arquivo no processo eletrônico. 

Cabe lembrar que prezamos, no atendimento online, pela mesma qualidade do sistema presencial. A principal diferença está na agilidade do processo. O cliente, além de não precisar sair de casa, tem um advogado disponível para tirar dúvidas, orientar e esclarecer qualquer situação diretamente na tela do celular.

O escritório digital já não é mais uma novidade, mas sim uma realidade tanto no setor jurídico como em demais áreas. Proporcionar facilidade, agilidade e praticidade no atendimento e na execução dos procedimentos são os principais diferenciais desse modelo de negócio e é o que o torna tão atrativo aos clientes em geral.

E você, gostaria de poder contar com um advogado de forma totalmente online?

duvidas fale com um de nossos especialistas carbonera e tomazini advogados

Caso queira tirar alguma dúvida ou contratar algum dos nossos profissionais, basta preencher o formulário e entre em contato com a gente.