Skip to main content

O título dessa matéria te deixou pensativo quanto a sua aposentadoria? Aposto que ficou se perguntando em qual grupo desta estatística você faz parte. Daqueles que se preparam para aposentadoria ou daqueles que estão postergando esse planejamento?

Esse dado é da  pesquisa “O preparo para a Aposentadoria no Brasil”, de abril de 2018, realizado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A amostragem foi de 3818 pessoas.

Nela foi possível verificar que oito em cada dez entrevistados admitiram que não estão se preparando para sua aposentadoria.  Ou seja, não possuem um planejamento de aposentadoria.

planejamento-de-aposentadoria-infografico-8-em-cada-10-ok

Leia também:

Planejamento de Aposentadoria: saiba como escolher o melhor benefício

Aposentadoria: planejar ou não planejar, eis a questão

Segundo estimativa do SPC Brasil, cerca de 104,7 milhões de adultos não aposentados  com mais de 18 anos não estão pensando nessa fase tão importante da vida.

Com isso é possível perceber que a grande maioria dos brasileiros não se planeja no presente para garantir a tranquilidade financeira do futuro.

E, ao ver a estimativa em um número tão expressivo, é difícil não pensar o que acontecerá com essas pessoas na hora de se aposentarem, se conseguirão manter no futuro o mesmo padrão de vida de hoje  e como lidarão com as situações que acompanham as idades mais avançadas (como problemas de saúde, por exemplo).

Dentro dessa pesquisa, a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawaut comentou a questão. “Não é nada promissor o fato de que milhões de brasileiros estão envelhecendo sem planejar o futuro ou pensar em como irão manter-se. Todos deveriam refletir sobre isso: os funcionários de empresas grandes ou pequenas, servidores públicos e, principalmente, aqueles trabalhadores que são obrigados a fazer a própria contribuição ao INSS, como os comerciantes, empresários, profissionais liberais e autônomos” – alerta Kawaut.

Pensando em planejar sua aposentadoria? Nós podemos fazer isso para você!

Mas por onde começar?

O primeiro passo para realizar o planejamento de aposentadoria é buscar entender o que você espera para o seu futuro. Temos em nosso blog uma matéria completa que explica de uma forma completa como fazê-lo. Para acessar clique aqui. 

Por exemplo, com relação a valores, conforme a pesquisa do SPC Brasil e da CNDL,  72,3% dos entrevistados não sabem que valor terão disponível ao se aposentar, enquanto apenas 27,7% sabem.

Quando falamos sobre a aposentadoria através do INSS, você pode ter os seguintes questionamentos:

  • Qual valor do benefício que vou receber?
  • Quando poderei me aposentar?
  • Qual benefício será mais vantajoso no meu caso?
  • Quanto preciso contribuir hoje para manter um bom de benefício no futuro?

banner-contato-planejamento-de-aposentadoria

Aqui é muito importante esclarecer algo. A diferença entre os trabalhadores empregados e os profissionais liberais e autônomos.

Em ambos os casos, as contribuições para o INSS são obrigatórias. O que muda é a forma como acontece essa contribuição.

Para  o segurado empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso a porcentagem do desconto do INSS se dará  de acordo com o valor do salário do trabalhador. Neste caso não há como o segurado escolher o quanto irá contribuir.

Conteúdo relacionado: Médico pode trabalhar depois de aposentado?

Já os autônomos e liberais têm uma autonomia maior no que se refere ao valor de suas contribuições. E são eles próprios os responsáveis por efetuar os pagamentos das contribuições.  

Sobre esse assunto temos um conteúdo explicando como funciona esse pagamento. Para acessar clique aqui

Após identificar qual tipo de contribuinte você é, o caminho para planejar a sua aposentadoria já começa a ficar mais fácil. Mas é apenas o início da jornada.

Por que planejar minha aposentadoria?

Planejar a sua aposentadoria é ter a certeza de estar preparado para o futuro. É plantar hoje os frutos que você irá colher amanhã.

Muitas pessoas sonham em se aposentar e viajar, tirar aquele projeto da gaveta, vivenciar novas experiências, continuar trabalhando mas em período reduzido, aproveitar o tempo com a família, etc.

Cada pessoa tem a sua particularidade e o seu sonho. Mas para que ele possa se realizar é necessário planejamento e organização.

Por isso, o mais indicado nesses casos é buscar um advogado especialista em direito previdenciário para te ajudar. Pois será necessário verificar documentos, fazer cálculos e estimativas e criar um plano de ação completo.

O que te impede de escolher hoje um futuro melhor para você?

banner-contato-planejamento-de-aposentadoria