Skip to main content

A tecnologia trouxe diversos benefícios para a vida das pessoas, tornando algumas tarefas mais fáceis e práticas. Hoje, por exemplo, existe a possibilidade do cidadão obter a cópia do seu Processo Administrativo no Instituto Nacional do Seguro Social através da internet. A solicitação é feita através do MEU INSS, ferramenta onde o segurado tem acesso a diversos serviços e informações previdenciárias.

Para acessar alguns serviços dentro do MEU INSS é necessário criar um cadastro. Portanto, se você ainda não tem o seu, CLIQUE AQUI e confira o passo a passo que criamos para lhe ajudar nesta tarefa.

Com o seu acesso pronto, acompanhe o material que preparamos e aprenda a requerer a cópia do seu processo administrativo


Leia também: Como acessar o CNIS no MEU INSS


 

 

 

Auxílio-doença - dúvidas?

Processo Administrativo: Como solicitar a cópia

Passo 01

Antes de tudo, entre no MEU INSS com o seu login e senha. Então, busque pelo serviço “AGENDAMENTOS/SOLICITAÇÕES” e clique sobre ele.

Passo 02

Com a atualização do portal do MEU INSS, aqui tivemos uma mudança, nesta tela você pode ver suas solicitações e requerimentos e pode acompanhar seus pedidos de cópia de processo, por exemplo.

Por isso, a partir daqui, é possível seguir 2 caminhos, a depender de quão antigo seja o seu requerimento.

Passo 03

PROCESSO RECENTE:

Se o seu requerimento for recente, você verá ele nesta tela, basta ir até a aba onde está escrito “ATENDIMENTO À DISTANCIA” e verá seu requerimento abaixo.

Para pegar a cópia, você deve clicar no símbolo de “LUPA” e então, você será redirecionado para o detalhamento do seu requerimento.

Basta rolar a tela até o final e você verá um botão com para “BAIXAR PROCESSO”. Basta clicar sobre esse botão e pronto, o download da cópia do seu processo irá começar.

REQUERIMENTOS MAIS ANTIGOS

Neste caso, se o seu requerimento é mais antigo, ele não aparecerá na aba de Atendimento à Distância, mas apenas na aba de Atendimento Presencial. Então, você deverá fazer um requerimento específico para cópia do processo. Para isso, basta você clicar em “NOVO REQUERIMENTO” 

Passo 04

Irá abrir lista com diversas opções de requerimentos. Em primeiro lugar é necessário procurar a opção “PROCESSOS E DOCUMENTOS”. Após encontrar, clique em cima e outras opções irão aparecer. Escolha a opção “CÓPIA DE PROCESSOS”.

Existe também outra maneira de chegar neste mesmo caminho, através da ferramenta de busca. No espaço onde tem o desenho de uma lupa, escreva a palavra “Cópia”. Logo após, escolha a opção “CÓPIA DE PROCESSOS – ATENDIMENTO À DISTÂNCIA”.

Passo 05

Nas próxima página, caso seus dados estejam desatualizados, aparecerá um botão, solicitando que atualize seus dados. Se os seus dados já estiverem corretos, pode pular essa etapa e ir direto para o passo 6.

Passo 06

Nas próximas 2 páginas haverá as informações referentes ao serviço solicitado. Para continuar, clique em “AVANÇAR” no canto inferior, ao lado direito.

Passo 07

O próximo passo é preencher os seus dados. Além disso, será necessário informar pelo menos um telefone para contato. O campo e-mail não é obrigatório. Em seguida, em dados adicionais, coloque o número do seu benefício. Clique em “AVANÇAR

Fique atento: Não sabe onde achar o número do seu benefício? No final dessa matéria ensinamos onde você pode encontrá-lo.

Passo 08

Na próxima tela, irá aparecer a opção de selecionar a unidade do INSS que irá realizar a cópia do processo. Caso existam mais agencias próximas a sua localização, ele mostrará mais opções. Sempre que possível, selecione a mesma agência na qual seu requerimento inicial foi analisado (a agência na qual você encaminhou seu benefício).

Então selecione o local desejado para o atendimento (basta clicar nele)  e feito isso, clique em “AVANÇAR”.

Passo 09

O próximo passo é a confirmação. Vá até o final do documento (utilize a barra de rolagem). No canto inferior, ao lado direito, você precisará marcar a opção “DECLARO QUE LI E CONCORDO COM AS INFORMAÇÕES ACIMA”. Após marcar esse campo, vai aparecer a opção de “AVANÇAR”.

Passo 10

Pronto! Requerimento realizado com sucesso.

Nessa tela, irão aparecer todos os dados do atendimento como serviço, prazo, unidade, protocolo e data do pedido. Ainda, é possível conferir as informações adicionais, onde contém a explicação de como acompanhar o andamento da sua solicitação.

Ao rolar a página até o final, será possível salvar o seu comprovante também. O indicado é salvá-lo em seu computador ou, caso preferir, o arquivo poderá ser impresso.

Como faço para acompanhar o meu pedido?

Você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação acessando o MEU INSS, na sessão de serviços a opção “AGENDAMENTOS/SOLICITAÇÕES”. Quando a página abrir irá aparecer um quadro com os dados do requerimento e a situação em que ele se encontra. Clicando na lupa, você verá o detalhamento da sua solicitação.

Quando o status da situação mudar para “CONCLUÍDO”, acesse a lupa para abrir o processo. Então, na parte de cima, terá uma aba chamada “ANEXOS”. Escolha a opção e a cópia do seu processo estará disponível para salvar em seu computador, ou se preferir, por exemplo, fazer a impressão.

Onde posso encontrar o número do meu benefício?

Dentro do MEU INSS, você deverá acessar a opção “CARTA DE CONCESSÃO” na sessão de “SERVIÇOS“. Se você possuir apenas um benefício, haverá apenas um registro, se não aparecerá uma lista um abaixo do outros.

Depois de verificar qual o benefício da lista que você quer descobrir o numero, basta clicar nele e um download se iniciará. Se trata de da Carta de Concessão e nela, logo nas primeiras informações, você descobrirá o numero do seu benefício.

Ponto! Agora, sem dúvida, você já sabe como solicitar a cópia do seu Processo Administrativo! Ficou com alguma dúvida? Coloque nos comentários! 


Leia também


Leave a Reply