Skip to main content

Esse conteúdo é uma parceria com a SAJ ADV

Você já usa um software jurídico? Ouviu falar em blockchain? E advocacia 4.0? Se não conhece esses termos, então é hora de se atualizar nas grandes tendências do setor jurídico para os próximos anos.

O setor do Direito, assim como tantos outros no mundo inteiro, passa atualmente por grandes mudanças com a introdução de novas tecnologias. A ideia é que, nos próximos anos, o trabalho de um advogado fique irreconhecível.

Esse não é o primeiro grande ciclo de mudanças na área, claro. Quem tem mais tempo de carreira lembra das revoluções que foram a introdução do computador e da Internet no meio jurídico.

Mas e aí, você sabe quais são as grandes tendências do setor jurídico nos próximos anos? Se não, é hora de descobrir. Fique numa posição confortável e siga a leitura!

Pensando em contratar um advogado online? Confira nossas dicas

Popularização do uso de software jurídico por advogados

Uma das principais tendências do futuro próximo no Direito é a popularização do uso de software jurídico por advogados, promotores e juízes. Atualmente, essas ferramentas existem em diversos modelos e formatos.

O melhor software jurídico do mercado, o SAJ ADV, conta com diversas tecnologias incríveis para facilitar a vida do profissional da área do Direito. Por exemplo, ele permite empregar Inteligência Artificial (já já falaremos sobre ela) para sugerir ações dentro de um caso.

Além disso, ele conta com ajuda da computação em nuvem (já falaremos sobre isso também) e captura automática de processos para poupar o tempo do advogado e permitir que ele possa ser mais produtivo.

Por causa desses recursos, os advogados que usam o programa jurídico apresentam um desempenho melhor do que os profissionais que não usam recursos como esses. Logo, a tendência é que cada vez mais advogados optem por softwares que ajudem a acompanhar o ritmo da concorrência.

Portanto, podemos deduzir que uma das grandes tendências do Direito nos próximos anos é a adoção em massa de softwares jurídicos para otimizar a gestão de processos e gerir melhor os clientes de um escritório de advocacia, além de alcançar melhores resultados em seus casos.

Inteligência Artificial em softwares de Direito

A Inteligência Artificial é uma realidade em diversos segmentos do mercado. Atualmente, ela já está ajudando em sistemas de reconhecimento facial, prevenção de doenças, no mercado financeiro e prevenção de fraudes.

Além disso, algumas ferramentas jurídicas (como o SAJ ADV) já usam a Inteligência Artificial para ampliar o alcance e capacidade dos advogados no mercado jurídico. A tendência é que, no futuro, a IA seja cada vez mais usada e possa deixar o sistema jurídico mais justo e eficiente.

Nos dias de hoje, o que a IA faz é ajudar a completar documentos e sugerir planos de ações para que os advogados possam agir de maneira mais rápida e eficaz na hora de atender as necessidades dos seus clientes.

Por exemplo, suponha que o sistema entenda que os diversos documentos para um processo de indenização de seguro de vida tenham validade de apenas 90 dias. Diante disso, caso você não resolva algumas pendências antes de emitir os documentos, provavelmente eles perderão a validade e terão de ser reemitidos.

O sistema pode fazer as contas e perceber que ainda não vale a pena emitir os documentos necessários para o processo e que é mais produtivo resolver outras pendências e só depois realizar o trabalho.

Esse é apenas um dos muitos exemplos de como a IA ajuda os advogados a trabalharem de maneira mais produtiva e econômica, alcançando melhores resultados nos processos.

Computação em nuvem para facilitar a rotina de trabalho

A computação em nuvem é um recurso que permitiu diversos avanços tecnológicos. Se hoje você consegue acessar seu email ou usar algum serviço via Browser de qualquer lugar do mundo ou em qualquer dispositivo é graças ao cloud computing. E o setor jurídico também promete ver os seus efeitos em ação, em breve.

Para quem não sabe, a computação em nuvem é um recurso que permite acessar um serviço, conta ou qualquer tipo de software pela Internet. Os dados do programa ficam armazenados em um servidor específico (chamado de nuvem) e o usuário pode acessar e continuar o trabalho pelo smartphone, computador próprio ou de um cliente, ou qualquer outro dispositivo.

Isso facilita muito a vida do advogado, que precisa lidar com ligações de clientes e questões específicas enquanto viaja para reuniões, vai ao fórum ou precisa negociar algo com alguém.

Imagine, por exemplo, que você esteja em uma reunião e um cliente liga pedindo para esclarecer uma questão específica sobre o caso dele. Para responder, você precisa checar um documento, que está armazenado na sua plataforma jurídica. Com a computação em nuvem, é possível acessar a informação em tempo real pelo seu smartphone e resolver a questão imediatamente.

É seguro contratar um advogado pela internet? 

Blockchain jurídico na autenticação de documentos

Você já ouviu falar em criptomoedas ou Bitcoin? É provável que sim. As moedas digitais só podem existir graças a uma tecnologia chamada blockchain.

O recurso funciona como uma espécie de registro público em que cada pessoa do mundo tenha uma cópia, por assim dizer. Cada movimentação ou transação feita com as moedas fica registrada automaticamente em todos os registros públicos, que são facilmente verificáveis.

Por causa disso, é praticamente impossível fraudar uma transação em blockchain, já que seria necessário fraudá-la em absolutamente todas as cópias do livro de registro no mundo. Se cada pessoa tiver uma, seriam 7 bilhões de cópias, o que seria virtualmente impossível. Por isso, quanto mais gente usá-lo, mais seguro ele é.

Mas essa tecnologia não é exclusiva para o setor financeiro. Muitas aplicações estão sendo estudadas com ele, como até mesmo o sistema eleitoral de muitos países, que poderia usar a validação para garantir a lisura dos resultados.

No mundo jurídico, o blockchain já começa a ser pensado como uma ferramenta para a autenticação de documentos ou assinaturas em contratos eletrônicos, aumentando a segurança dessas medidas. Por enquanto, a aplicação não é realizada em grande escala, mas já há uma especulação de que ele será uma tendência para os próximos anos.

Como pudemos constatar, existem muitas tendências do setor jurídico para os próximos anos. Algumas já estão aqui, como o uso do software jurídico e computação em nuvem, mas outras certamente chegarão.

E você? Quer dar o primeiro passo na sua jornada rumo ao futuro tecnológico? Então, que tal testar o SAJ ADV em primeira mão? É muito fácil!

Esse conteúdo é uma parceria com a SAJ ADV