Skip to main content

O mundo mudou e a tecnologia chegou para revolucionar, e facilitar a vida das pessoas. Um exemplo disso é a possibilidade de contratar um advogado pela internet e ser atendido no conforto de sua residência. 

A maioria das pessoas já está habituada a essa nova realizada. Entretanto, existem muitas outras que têm dúvidas sobre essa modalidade de atendimento online. Ainda mais, se estamos falando de um escritório de advocacia ou de um advogado.

Assim como qualquer outra contratação, é necessário ao trabalhador coletar o máximo de informações possíveis para realizar essa tarefa com tranquilidade. Se você está em dúvidas sobre se é seguro contratar um advogado pela internet, saiba que a resposta é sim.

Continue a leitura, esclareça suas dúvidas e acompanhe as nossas dicas sobre como contratar um advogado na internet.

  • Contratar um advogado pela internet: dúvidas mais comuns?
  • Posso contratar um advogado em outro Estado?
  • É seguro contratar um advogado pela internet?
  • Realize uma pesquisa sobre o profissional;
  • Contratar um advogado especialista online?
  • Como enviar os documentos necessários para a ação?
  • Quais as vantagens em relação a contratar um advogado presencialmente?
  • Como funciona o pagamento da ação?
  • Contratar ou não contratar, eis a questão!

Boa leitura!

Como é possível contratar um advogado pela internet?

médico tem direito a aposentadoria especial

Se você parar neste momento para pensar na figura de um advogado, provavelmente já está visualizando em sua cabeça alguém engravatado, sentado em sua cadeira, atrás de uma grande mesa, rodeado de livros sobre direito e papéis. Por esse motivo, contratar um advogado pela internet acaba gerando algumas desconfianças. A advocacia vem mudando e o escritório digital está inovando o setor jurídico.

Primeiramente, é necessário que se esclareça como é possível realizar essa contratação. Dentro do Direito existem várias áreas de atuação. Em algumas delas, os processos são todos eletrônicos, o que facilita na hora de dar entrada nas ações. É o caso, por exemplo, da área Previdenciária. 

Devido a essa facilidade do Processo Judicial Eletrônico, o advogado pode atender e dar andamento em casos em qualquer parte do país, sem a necessidade de estar presencialmente naquele local. Por isso, com um Escritório Digital e um advogado online, é possível morar em São Paulo e ser atendido por um profissional do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Posso contratar um advogado em outro Estado?

Se você mora em uma cidade pequena que não tenha muitos advogados ou, quem sabe, algum especialista na área que procura, sua dúvida pode estar relacionada a como agir, caso precise de um profissional qualificado. É aí que entra a possibilidade da contratação online.

As ferramentas que surgem com a tecnologia estão aqui para serem utilizadas para facilitar a vida das pessoas. Assim, de forma online, você, de sua casa, pode contratar o advogado de sua preferência em qualquer lugar do Brasil.

Mesmo sendo de outro Estado, cada advogado pode atuar em até 5 processos que não sejam de sua seccional, ou, como no caso de grandes escritórios de advocacia, serem inscritos em várias seccionais (Estados) do Brasil.

Muitos lugares no país não têm profissionais especializados em apenas uma área. Por isso, com a internet, é possível romper as barreiras geográficas e buscar um advogado que seja especialista no seu problema.

É seguro contratar um advogado pela internet? 

Contratar um advogado pela internet, hoje em dia, além de muito prático e rápido, também é um procedimento seguro, desde que sejam tomados alguns cuidados — mas, calma, não é nada complicado, não! 

Pare e pense por um momento. Se você está pensando em comprar, contratar um serviço ou profissional, qual é a primeira coisa que você faz? Se sua resposta foi realizar uma pesquisa, você está no caminho certo. 

Por isso, a primeira dica é: realize uma pesquisa sobre o advogado online e o escritório que você deseja contratar. Esse é um importante passo, pois as qualificações e a credibilidade do profissional são fundamentais na hora de realizar a contratação. Contratar um mau profissional poderá trazer consequências ao seu caso e, até mesmo, impedir que se entre com outra ação na justiça. 

Você pode realizar essa pesquisa de duas formas: por meio da OAB do advogado e da OAB do escritório. 

Pesquisa por meio da OAB do Advogado

pesquisa advogado

Para o exercício da profissão, os advogados são submetidos a uma prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Se aprovados, eles recebem um número de inscrição e poderão exercer a profissão. 

Dessa forma, você pode consultar o número da OAB do profissional escolhido no Cadastro Nacional dos Advogados. Caso não tenha esse número, você pode buscar pelo nome do advogado. Mas, nesse caso, o nome precisa estar escrito da forma correta para que a busca seja realizada. 

Por exemplo, aqui, no Escritório Carbonera & Tomazini, você pode conferir na página “O Escritório”, os nomes e as OABs dos advogados e advogadas que fazem parte da nossa equipe. 

imagem da página do site do Cadastro nacional dos advogados - contratar um advogado online

Pesquisa por meio da OAB do Escritório

Outra forma de realizar a pesquisa é por meio do número da OAB do escritório. Para isso, é necessário acessar o site do Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados. Após realizar a busca, você verá os resultados e poderá conferir as informações do escritório que está procurando. 

No caso do nosso escritório, temos registro da pessoa jurídica OAB/RS 5.067 e OAB/SC 4.029 e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica — CNPJ, inscrição nº 20.920.282/0001-52. Para realizar a busca, insira no campo inscrição apenas os números da inscrição, sem os pontos. 

Você pode realizar a busca pelo nome do escritório ou pelo número da OAB. Aqui, é importante apenas ressaltar algo. Cada estado tem a sua OAB própria que registra os advogados de cada unidade da federação.

Por isso, existe a possibilidade de um mesmo número se repetir em estados diferentes. Então, o ideal é já selecionar a seccional também (que é o Estado onde o escritório está registrado).

Página do Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados - Contratar um Advogado Online - Carbonera e Tomazini

Verifique site e redes sociais 

Se o advogado quer ser contratado por meio da internet, ele precisa estar conectado ao mundo online. Por isso é muito importante que esse profissional ou o escritório tenha um site e também redes sociais. 

Confira o site do advogado online ou escritório digital escolhido e acesse informações como missão, equipe, escritório, conteúdo da página, se há filiais físicas, os telefones e endereços. Se você tiver alguma dúvida, deve ligar para os telefones que aparecem no site. 

As redes sociais, como Facebook e Instagram, também são muito importantes nesse processo. Você pode analisar as publicações, os comentários, as informações da página, avaliações e recomendações.

Ao realizar a busca pelo Google, por exemplo, será possível verificar endereços, números de telefone, avaliações, horário de atendimento, entre outros.

Contratar um advogado especialista online?

Essa é uma dúvida muito comum e pode até mesmo fazer a diferença na hora de escolher de contratar um advogado pela internet. Vamos fazer uma comparação simples com outra profissão acerca da importância de o profissional ser especialista na área que você precisa.

Vamos supor que uma pessoa tenha problemas no coração. Logo, esse cidadão buscará um cardiologista, ou seja, um especialista em ligados a esse órgão. Ela não vai procurar um pediatra, pois, por mais que ele também seja um médico, as especialidades são diferentes.

Essa lógica também funciona no Direito. Existem várias áreas dentro do Direito, como Previdenciária, Trabalhista, Criminal e uma grande variedade de disciplinas. Se seu problema está relacionado a questões trabalhistas, o indicado é buscar um profissional que seja especializado nessa área.

Isso traz mais segurança no momento da contratação. Assim, utilizando a busca online, se a sua cidade ou região não dispõe de profissionais específicos para área que você esteja buscando, você reduzirá distâncias na busca de um especialista para te ajudar.

Se você quer tratar de sua aposentadoria ou auxílio-doença, busque um advogado especialista em Direito Previdenciário, por exemplo.

Como enviar os documentos necessários para a ação?

Como explicamos, a maioria dos processos são eletrônicos. Por isso, não é necessário enviar uma série de documentos pelos correios ou serviços de entrega. É muito mais simples que isso.

Sem taxa de correios, valores com xerox, carta registrada, aviso de recebimento e muito menos o uso de scanners para digitalizar os documentos. Hoje, é possível digitalizar documentos utilizando o próprio celular.

Claro que, alguns cuidados precisam ser tomados, como o celular ter uma boa resolução da câmera, fazer as fotos em lugares claros, enquadrar os documentos, evitar aquela tremidinha na hora da foto para que a imagem não fique desfocada e pronto. 

Tanto por e-mail, quanto aplicativos de mensagens, basta clicar em um botão e seu documento já está em mãos de seu advogado.

Quais as vantagens em relação a contratar um advogado presencialmente?

Contratando um advogado online, você terá um bom tempo para fazer uma pesquisa sobre o perfil que se encaixa melhor em sua necessidade.

Você foge de horários marcados em escritórios, tendo que abdicar de seu trabalho ou suas ocupações para cumprir com um agendamento. É possível evitar trânsito, vagas de estacionamento, chuva, GPS que não atualiza para o endereço e outros problemas relacionados ao deslocamento.

Agora, imagine você, de sua casa ou seu trabalho, realizando a mesma consulta com o advogado, porém de forma virtual, evitando todo e qualquer contratempo caso tivesse que se deslocar. Visualize esquecer um documento importante ou uma pergunta essencial que não lembrou de fazer e ter que retornar ao escritório apenas para isso.

Fica muito evidente que o uso desse recurso digitalmente poupará tempo, dinheiro e preocupações, sendo possível fazer tudo do conforto da sua casa.

Como funciona o pagamento da ação

evite perder dinheiro

Essa certamente é uma das maiores dúvidas quando o assunto é contratar um advogado online. Afinal, a distância, faz com que isso seja um medo muito comum. Por isso, vamos ajudá-lo a esclarecer esse aspecto. 

Usaremos o exemplo da nossa área de atuação, a Previdenciária. Em caso de ganho da ação, é fornecido um documento e basta a pessoa comparecer ao Banco, apresentar seus dados e sua identificação para receber. Por isso, não há riscos. 

Nesse ponto, o cliente apenas precisa ficar atento à solicitação de procuração por instrumento público. Pois, procurações simples, que não são registradas em cartório não permitem que o advogado saque o seu dinheiro no Banco.

Ao contrário, procurações registradas em Cartório geram a possibilidade de o procurador receber valores em nome do cliente. Por isso, em caso de dúvida, fale com seu advogado.

O Escritório Carbonera & Tomazini Advogados não solicita procurações registradas em Cartório. Esse seria um requisito apenas para o encaminhamento de benefícios para analfabetos e cegos, mas, mesmo nesses casos, é explicado na procuração que não são concedidos poderes para sacar e receber valores.

Outro aspecto importante em relação ao pagamento é se o advogado que você está contratando solicita adiantamento e valor antecipado ou, então, se a cobrança de honorários acontecerá apenas ao final do processo.

Quando o pagamento de honorários acontece apenas no final do processo, é mais uma garantia que você tem de que o serviço será realizado. Se não for, você também não terá que desembolsar nenhuma quantia.

 

Contratar ou não contratar, eis a questão!

Contratar um advogado pela internet ou um escritório digital pode ser um grande passo na sua vida. Por isso, não deixe de fazer todas as pesquisas necessárias sobre o profissional que está pensando em contratar.

Neste conteúdo, mostramos de uma forma completa e com uma linguagem fácil as dicas e os cuidados necessários que devem ser tomados durante a busca pelo profissional.

Além de mostrar como é possível receber atendimento online de um advogado e como esse procedimento é seguro, também separamos dicas sobre como realizar uma pesquisa sobre o profissional, como um especialista pode fazer a diferença no seu caso, como funciona o envio de documentação e pagamento de honorários.

Aproveite o conteúdo deste post, faça anotações e salve-as para ler novamente quando alguma dúvida surgir. Agora, você está mais preparado para iniciar a sua busca pelo profissional que lutará pelo seu direito. Use a tecnologia para ajudar você nesse processo. Pesquise muito e tire as suas dúvidas sempre que necessário.

A Carbonera & Tomazini Advogados é especialista em Direito Previdenciário e Securitário. Possuímos escritórios em três estados brasileiros e, ainda, atendemos todo o Brasil com nosso Escritório Digital. Para solicitar atendimento com um de nossos profissionais, acesse nosso formulário de atendimento.