Skip to main content

É notável que o comportamento do consumidor mudou ao longo dos últimos anos. A praticidade e a rapidez se tornaram critérios essenciais na hora de contratar algum serviço e, muito disso, se deve ao acesso às novas tecnologias e a sua evolução. A área jurídica vem acompanhando essas mudanças e, hoje, encontrar um advogado online está ao alcance de todos.

Diversos escritórios vêm aderindo a tendência jurídica pois, encontraram no atendimento online uma forma de levar soluções modernas e ágeis para seus clientes.

Se você está se perguntando como tudo isso é possível, continue a leitura desse artigo. Vamos explicar nesse material como funciona uma consultoria jurídica online e como buscar o atendimento de um advogado também pela internet. Boa leitura!

Como é possível contratar um advogado online?

Antes de começarmos a explicar sobre como funciona uma consultoria jurídica, você deve estar se perguntando como é possível contratar um advogado online. Esse percepção se dá, principalmente, pois quando pensamos na figura do advogado já o imaginamos atrás de uma mesa cheia de documentos ou atuando em um Tribunal.

Entretanto, o Direito possuí inúmeras áreas de atuação e, muitas delas, não exigem a presença física de um advogado. Um exemplo disso é a área Previdenciária, que lida com assuntos sobre a Previdência Social (benefícios de INSS).

Muitos tribunais já implantaram o Processo Judicial Eletrônico. Isso significa que o andamento dos processos é feito feito inteiramente de forma online, de qualquer parte do país, sem a necessidade de atendimento presencial.

Newsletter

O que é a consultoria jurídica?

Algumas pessoas acabam buscando uma consultoria jurídica apenas quando precisam de algum procedimento judicial. Mas, a consultoria vai muito além disso. Por meio dessa consultoria é possível buscar o esclarecimento de dúvidas, realizar análise de documentos, procedimentos extrajudiciais, realizar cálculos e planejamentos, entre outros.

Contar com um Escritório Digital um permite ao cidadão ter a ajuda de um profissional para auxiliar na resolução de alguma dúvida ou pendência que pode ser esclarecida/resolvida de forma ágil, sem a necessidade de ir fisicamente até um escritório.

Uma dica para que o atendimento seja mais efetivo é buscar o auxílio de um especialista na área da sua necessidade. Por exemplo, se o seu problema tem relação a alguma negativa de seguro de vida, procure um advogado especialista em Direito Securitário.

Essa questão se assemelha às especialidades de um médico. Se seu problema é de coração, você vai buscar um cardiologista, pois ele é especialista na sua necessidade. Com os advogados, ou escritórios de advocacia é a mesma coisa.

Como funciona a consultoria jurídica online?

A consultoria jurídica online é muito semelhante a consultoria realizada em um escritório físico. A diferença fica por conta da possibilidade desse atendimento ser realizado de forma online, sem a necessidade do cliente se deslocar até um escritório.

Sem contar a praticidade de ser atendido em qualquer lugar do mundo, através de computador, tablet ou telefone. No próximo tópico, falaremos mais sobre as vantagens dessa forma de consulta online.

Neste tipo de atendimento são utilizadas ferramentas como e-mail, aplicativos de mensagens (como o WhatsApp, o Telegram), videoconferências, redes sociais. Normalmente, os advocados ou escritórios que fazem esse atendimento pela internet buscam ofertar o atendimento pelo canal que o cliente preferir.

O envio de documentos também pode ser feito através dessas ferramentas. É possível tirar uma foto do documento e enviar para o especialista que está lhe atendendo. Claro que, nesse caso, é muito importante tirar fotos de boa qualidade para que as informações fiquem legíveis e o profissional possa fazer a análise correta.

Quais as vantagens da consultoria jurídica online?

Existem inúmeros vantagens para o cidadão que optar por contratar um advogado pela internet. Entre elas podemos citar:

  • flexibilidade de horários e economia de tempo;
  • possibilidade de contratar um especialista de qualquer lugar do país;
  • facilidade e agilidade no atendimento.

Vamos falar sobre cada uma delas.

Flexibilidade de horários e economia de tempo

Uma das grandes vantagens da consulta online é a possibilidade de ser atendido no conforto da sua casa ou durante o intervalo do trabalho. Imagine só o tempo que você demoraria para ir até um escritório, seja de carro, ônibus ou a pé. Se perde bastante tempo com o deslocamento.

Com essa forma de atendimento digital, é possível economizar tempo e ser atendido em qualquer lugar.

Possibilidade de contratar um especialista em outro estado

Sabemos que muitas cidades no Brasil que não oferecem uma grande diversidade de serviços. E, isso acaba limitando seus habitantes a optarem por um profissional que, muitas vezes, não é especialista no problema que se precisa resolver.

Por isso, através da internet, é possível que qualquer pessoa busque por um especialista, de qualquer lugar do país, e entre em contato apenas com alguns cliques. Isso garante ao cidadão uma maior possibilidade de escolha na hora de contratar um serviço.

Facilidade e agilidade no atendimento

Já aconteceu com você de, após sair de uma consulta, lembrar que precisava ter perguntado algo, mas acabou esquecendo? E, muitas vezes, era necessário esperar até a próxima consulta para perguntar? Já imaginou ficar com uma dúvida na cabeça mais de uma semana?

Além disso, essa é uma situação muito comum de acontecer e nos leva até a terceira vantagem da consultoria jurídica online: a facilidade e agilidade no atendimento. É possível enviar pelo WhatsApp ou email a sua dúvida e ser respondido ainda no mesmo dia.

Sem contar, ainda, que todas as mensagens ficam registradas. Ou seja, se você esqueceu de algo, pode verificar nas conversas anteriores.

Essas foram apenas algumas das vantagens dessa modalidade de atendimento. Essa forma de atender oferece, de maneira inovadora, benefícios como agilidade, acessibilidade e conveniência, oferecendo ao cliente comodidade, modernidade e maior tempo para se dedicar à família e ao trabalho.

Como contratar um advogado online de forma segura?

Encontrar um advogado na internet pode não ser uma tarefa tão complicada, já que existem muitos profissionais que oferecem esse tipo de atendimento digital. Entretanto, assim como na contratação de qualquer outro serviço, o cidadão precisa ficar atento à alguns detalhes antes de realizar a contratação.

É muito importante realizar uma pesquisa prévia do profissional que deseja contratar. É possível fazer uma busca no Cadastro Nacional dos Advogados com número da OAB do advogado. Caso não tenha esse número, é possível realizar a busca pelo nome do profissional. Mas, nesse caso, o nome precisa estar escrito da forma correta para que a pesquisa seja realizada. 

Verifique também se esse profissional possui redes sociais, site, blog. Procure sempre conhecer o profissional antes de realizar a sua contração. Essas são apenas algumas dicas. Você pode conferir mais detalhes no material que criamos com dicas para contratar um advogado online.

A consultoria jurídica pode ser uma alternativa para quem busca praticidade e rapidez para resolver algum problema jurídico. Nosso escritório é especialista em Direito Previdenciário e Securitário. Para falar com um de nossos especialistas, seja presencialmente ou de forma online, basta preencher nosso formulário de atendimento.

duvidas fale com um de nossos especialistas carbonera e tomazini advogados